terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A fantástica culinária japonesa

A gastronomia japonesa conquistou seu espaço no ocidente e é cada vez menos estranho comer peixe cru. O comum agora é se perder nos nomes. Para começar, sashimi é o fruto do mar sozinho e sushi é o que vem acompanhado de arroz. O sashimi tanto pode ser completamente cru, e nesses casos é feito de peixe bem fresco, ou passado por água fervente, no caso de polvo, lula ou camarão.




Quanto aos sushis, cada um tem um nome diferente, conforme o formato. Aquela bolinha de arroz que vem com um pedaço de peixe em cima é o Niguiri-sushi. O arroz com recheios diversos enrolado em folha de alga é o Maki-sushi e ganha denominações diferentes conforme o "sabor": Tekamaki, de atum, Kapamaki, de pepino, Shakemaki, de salmão e Califórnia, de pepino, kani e manga ou abacate. Quando a alga está enrolada por dentro do arroz, o nome é Uramaki.

Os especialistas também dão algumas dicas para valorizar o trabalho do cozinheiro. Uma delas é o uso do gari, o gengibre preparado. Ele deve ser consumido entre uma variedade e outra para limpar o paladar. Nos sushis, é recomendado utilizar o molho de soja somente no lado do peixe, porque além de correr o risco de desmanchar o bolinho, o molho salga demais o arroz, sobrepondo-se ao tempero. Outra dica para sushis é consumí-los em uma bocada só. Os shushimen utilizam uma técnica especial para deixar o bolinho com um pouco de ar dentro e esse trabalho vai por água abaixo se você mordê-lo.

Para os apaixonados por esta culinária tão delicada e artesanal os Festivais de Comida Japonesa são uma verdadeira dádiva, em que o cliente pode degustar, a seu gosto, inúmeras variações desta fantástica culinária.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...