segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tomate: uma fonte rica e poderosa

Há pouco tempo, essa fruta da família das Solanáceas assumia uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores funcionais. No entanto, pesquisas científicas mostraram que seus poderes e benefícios fitoterápicos vão bem além das aparências.

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.




O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é mais bem absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar os tomates ainda mais poderoso e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Cozidos!

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas é importante escolher aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

2 comentários:

  1. Meninas como eu adoro tomate e nem sabia que servia pra tanta coisa assim, agora vou caprichar mais com as dicas.
    Linda você já visitou o novo Coisas da Gigi hoje? Não? Dá uma espiada lá: www.coisasdagigi.com.br. Te aguardo,

    ResponderExcluir
  2. Pois é Má, o tomate é uma fonte e tanto de saúde! Com certeza, agora, você vai apreciá-lo ainda com mais gosto! E eu já vi seu blog sim...está lindooo! Parabéns e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...