terça-feira, 12 de abril de 2011

Líquidos durante as refeições


Em geral, ninguém dispensa um suco, refrigerante ou água durante as refeições, mas esse hábito é saudável?

Quando ingerimos líquidos (água, sucos, e bebidas carbonatadas, sendo estas últimas ainda mais nocivas) com as refeições, as enzimas são diluídas modificando o pH e fazendo com que sua atividade fique comprometida. Favorecendo uma menor eficiência na absorção de vitaminas e minerais.

 
As pessoas que têm necessidade de ingerir líquidos com as refeições normalmente possuem uma baixa ingestão hídrica ao longo do dia e se lembram de beber, já que estão comendo, como se fosse por associação (a hora de comer é também a hora de beber!). A inclusão de líquidos também se deve em parte a má mastigação, característica bastante comum em pessoas cada vez mais preocupadas, estressadas e com menos tempo destinado à sua alimentação.

Para quem tem este péssimo hábito de beber líquidos junto com as refeições, tem algumas dicas importantes! A primeira e talvez mais importante é a MASTIGAÇÃO! Como disse antes, produzimos muita saliva que além de ter enzimas digestivas, tem a função de umedecer os alimentos. Quem não mastiga tem a sensação de que a comida está seca mesmo, pois não deu tempo de envolver o alimento na saliva.

Outra dica é evitar preparações muito secas trocando carnes assadas por carnes ensopadas. Deixar o arroz mais pastoso também pode ajudar. Não exagerar no sal é fundamental, pois pratos muito salgados dão mais sede. Esse processo pode levar meses, mas é importante tentar. Com o tempo, o líquido não fará falta nenhuma! Pelo contrário, deixar de tomar líquidos com as refeições só fará bem para sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...