terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Recebendo vegetarianos para a ceia de natal. Como sobreviver?

Só quando você tem que receber um vegetariano é que percebe que quase todos os alimentos presentes na ceia de natal são derivados de animais!

Nessa época do ano os vegetarianos ficam pensando o que irão comer e, para quem vai recebê-los, a dúvida é: o que cozinhar para agradar a todos?



Com algumas dicas e um pouco de boa disposição, o natal vegetariano vai tornar-se agradável.


Por isso, se você for receber algum vegetariano, prepare receitas com frutos secos , pois são ótimas para esta época e, geralmente, agradam todas as pessoas. Prepare também legumes das mais variadas formas, cozido, salteado, grelhado e substitua o bacalhau e o peru por seitan (carne vegetal) ou tofu.

Faça rabanadas veganas, ofereça um bolo integral. Todos esses pratos são tão fáceis de preparar quanto os que você costuma fazer para a ceia e/ou também podem ser comprados. Eles estão à venda em lojas de produtos vegetarianos.

A mesa de natal vegetariano têm pratos coloridos e uma variedade deliciosa e nutritiva. No site do Centro Vegetariano você encontra várias receitas, veja: (
http://www.centrovegetariano.org/receitas/)

Se na sua casa vão se encontrar vegetarianos e aqueles que não dispensam o tradicional peru ou bacalhau cozido, ofereça uma sobremesa alternativa.


Mas, atenção para não cozinhar alguns legumes juntamente com o bacalhau ou no mesmo tabuleiro que o peru. É importante que os pratos vegetarianos sejam preparados separados da carne.


E na escolha do vinho, tome cuidado, pois alguns produtos de origem animal são usados para clarificar os vinhos. Porém. a oferta já é variada e é fácil encher a despensa com bebidas alcoólicas.






Algumas bebidas que os vegetarianos consomem:

Cervejas

Tanto os produtos principais (cevada e cereais não maltados que são submetidos a um processo de decocção e às quais se adiciona Lúpulo e seus derivados) como os aditivos (antioxidante: metabissulfito de potássio E-224; estabilizador de espuma: alginato de 1,2 - propanodiol E-405; corante: caramelo E-150 e dióxido de carbono) e os auxiliares tecnológicos (clarificadores: terra de diatomáceas, carvão ativado e celulose; estabilizadores coloidais: polivinilpirrolidona (PVPP), sílica-gel, taninos e enzimas proteolíticos - principalmente papaína, de origem vegetal e outros de origem bacteriana e/ou fúngica; correctores do teor enzimático dos maltes: enzimas amilolíticos, proteases e glucanases - de origem bacteriana e/ou fúngica) são de origem vegetal.

Marcas de Cervejas:
  • Heineken
  • Golden Beer
Vinhos

Os vinhos biológicos, cada vez mais fáceis de encontrar, são provavelmente, vegetarianos.

Marcas de vinho:

  • Piagentini
  • Todos os vinhos da Adega Cooperativa.
Bebidas espirituosas

A produção da maioria das bebidas espirituosas não parece envolver o uso de quaisquer substâncias animais. A vodka, que antes usava produtos de origem animal, é atualmente filtrado usando carvão de lenha.

Marca de bebidas:
  • Jack Daniels
  • Smirnoff vodkas
Na véspera de Natal, antes de dormir, não se esqueça de deixar uma torta vegetariana ou umas rabanadas para o Paipai Noel. Quem sabe, ele também não seja vegetariano?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...