quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Comer bem é fundamental!

Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos.  Ela é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes.

Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.

Entre os nutrientes que precisamos estão os carboidratos, as proteínas e as gorduras. O organismo precisa de todos eles!

Os carboidratados fornecem a energia que precisamos para realizar nossas atividades do dia-a-dia, como andar, falar e respirar. São exemplos: arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães.

As proteínas constroem, “consertam” e mantém o nosso corpo, além de aumentarem a resistência do organismo às infecções. Todos os tecidos do corpo são formados por elas. São os principais componentes dos anticorpos e dos músculos.

Quando a quantidade de proteínas adequada não é ingerida, o corpo utiliza a proteína muscular. São elas: animais (carnes bovinas, suína, frango, peixes, miúdos, ovos, leite, iogurtes e queijos) e vegetais (feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa).

As gorduras nos fornecem energia. Algumas vitaminas precisam de gorduras para serem transportadas no nosso organismo. São: manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal (presente nas carnes).


Há também as vitaminas e minerais, que são necessários em pequenas quantidades, as fibras alimentares, essenciais para manter o bom funcionamento do intestino e auxiliam no controle do diabetes e colesterol alto. Estão presentes principalmente nos vegetais (legumes e verduras), nas frutas, grãos integrais e leguminosas (feijões).

Cada um dos nutrientes tem uma função especial no organismo e são encontrados em diferentes quantidades nos alimentos. A necessidade de nutrientes e de energia proveniente dos alimentos varia de uma pessoa para outra, de acordo com o sexo, a idade, o peso, a altura, a atividade física e a condição de saúde.

O alimento também é uma fonte de prazer, e isso deve ser levado em conta quando se pensa em uma alimentação saudável, resgatando as culturas e valores alimentares, com preferência para os alimentos regionais e de época.

* Texto adaptado do site Vida Saudável. Quer ler na íntegra? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...