segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um toque de laranja...


Em um estudo divulgado pelo site UOL na última quinta-feira, dia 2, fez-se uma associação entre alimentos de cor laranja e longevidade. O que eles têm em comum? Veja só:

Pessoas com altos níveis de alfa-caroteno no sangue – o antioxidante encontrado em frutas e vegetais de cor laranja – vivem mais e possuem menor probabilidade de morrer de doença cardíaca e câncer do que pessoas com pouca ou nenhuma quantidade de alfa-caroteno no sangue, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças analisaram níveis de alfa-caroteno em amostras de sangue de mais de 15 mil adultos que participaram de um estudo de acompanhamento da terceira Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, de 1988 a 1994.

Até 2006, os pesquisadores observaram que 3.810 participantes tinham morrido. Os que tinham maiores níveis de alfa-caroteno tiveram maior probabilidade de terem sobrevivido, mesmo depois que os cientistas controlaram variáveis como idade e tabagismo.

As pessoas com maior concentração do antioxidante tinham quase 40% menos probabilidade de terem morrido do que as com concentração menor de alfa-caroteno. Os indivíduos com níveis intermediários tinham probabilidade 27% menor de terem morrido do que aqueles com concentração menor de alfa-caroteno.

Agora que você já sabe de tudo isso, vale a pena prestar mais atenção na cor na hora de ir às compras!

Saúde!

Essa matéria é de Roni Caryn Rabin do The New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...