segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Segunda-feira é o dia certo para começar uma dieta?

Passei o domingo pensando sobre um assunto para o post desta segunda. Foi aí que me deparei com uma pergunta: por que sempre falamos em começar uma dieta na segunda-feira? Será que este é o dia mundial da dieta? Pois bem, isso eu não consegui descobrir. Só sei que há motivos para adiarmos os regimes ou empurrá-los para algum dia. Neste caso, sobrou para a segunda-feira.

Talvez seja para poder se esbaldar no final de semana ou mesmo para aliviar a consciência, já que na maioria das vezes ela acaba sendo adiada.

“Nossa, vou me matar de comer neste final de semana, aí segunda começo uma dieta”, ou ainda, “Estou com uns quilinhos a mais, segunda-feira vou pegar firme em um regime”.

Por que será que essa idéia quase nunca dá certo? Bom, o primeiro motivo, e talvez a justificativa para tudo que implica em sacrifícios, seja justamente o fato de planejar. Quando você estipula um prazo para começar algo de que está relutante, você terá tempo suficiente para pensar e conseqüentemente, se não tiver certeza, irá desistir.

O segundo motivo é que neste período que precede o inicio de sua dieta você irá comer além do que costuma consumir só para satisfazer os desejos e suprir a informação mandada para o cérebro de que, em breve começará um regime e terá que abrir mão de alguns vícios, então é melhor fazer uma reserva para não sentir vontades tão cedo.

Por isso, chega de empurrar o regime para as segundas-feiras e adiar o que já deveria ter sido feito. A dica aqui não é passar fome, nem fazer aquelas dietas loucas que acabam prejudicando a saúde. Seja gordinho, magrinho, em forma ou fora dela, não importa. Nossa sugestão é que você procure equilibrar sua alimentação, sem se privar de alimento algum e sim reduzir as quantidades e evitar ao máximo os alimentos muito calóricos. Reeduque seu cardápio. Dê novas lições a ele.

Pode parecer estranho, mas quando estamos com fome não estamos emagrecendo, isso porque no nosso metabolismo está mais lento e começa a fazer reservas de energia. Então nunca fique com fome em uma dieta. O certo é comer sempre em pouca quantidade e alimentos leves, ricos e saudáveis.

Anote aí um novo dia para começar sua dieta: AGORA, JÁ! Sim, sim. Sem tempo de pensar. Comece a se alimentar melhor, ingerir mais água, comer mais verde, colorir mais o prato. Não pense no que irá perder. Por que, na verdade, não há mesmo o que perder. Você só tem a ganhar.

Cuide-se.

Ah, e ainda deixo uma observação aqui: para aqueles que deixam de fazer dietas com a desculpa de comer fora, podem ir se preparando, porque aqui no Espaço Gourmet você pode degustar de uma culinária saborosa, leve e pouco calórica nos festivais de Temakis e Combinados e de Comida Japonesa. Agora não tem como fugir. Seja na sua cozinha ou na nossa, o cardápio será sempre balanceado e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...