terça-feira, 9 de novembro de 2010

História apetitosa!

O sushi é sem dúvida, a mais conhecida e celebrada de todas as receitas japonesas. Tão reverenciado, com certeza tem uma história "deliciosa". Por isso, o Espaço Gourmet decidiu contar a origem dessa receita. Bom apetite!

As primeiras evidências desse prazer da mesa foram registradas em meados do ano de 700 no Japão. Essa iguaria era saboreada com vinagre onde prensava-se o peixe salgado com arroz - ingrediente utilizado somente para conservar o peixe e depois era jogado fora.

Hoje existem diversos tipos de sushis, dentre os quais os mais comuns, além do niguirizushi, são o makisushi (sushi enrolado), o chirashizushi (sushi montado na caixa), o inarizushi (sushi “ensacado”) e o temaki (sushi em cone).

Niguirizushi


O sushi mais popular, chamado niguirizushi, surgiu como uma espécie de fast-food nos arredores de Tóquio. Por conta da crescente vida agitada, as pessoas petiscavam na entrada dos estabelecimentos, nas ruas ou à beira de estradas.



 

Oshizushi


O sushi tipo oshizushi surgiu com um método de preservação: cobria-se o arroz temperado apenas com vinagre e, junto com o peixe cru, era colocado numa caixa de madeira sob um peso para comprimi-los, deixando-os descansar por um dia antes de ser consumido.




 
Para saborear o sushi não existem regras de etiqueta. Apesar de utilizarmos o hashi - "palitinhos japoneses" - pode-se comer com as mãos, mas se você quiser degustar essa iguaria acompanhado de shoyu - molho de soja - coloque o molho no kozara - prato pequeno - e aprecie essa delícia!

Nada de ficar com água na boca! No Espaço Gourmet você encontra um everest gastronônimo da culinária japonesa e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...