O sushi é sem dúvida, a mais conhecida e celebrada de todas as receitas japonesas. Tão reverenciado, com certeza tem uma história "deliciosa". Por isso, o Espaço Gourmet decidiu contar a origem dessa receita. Bom apetite!
As primeiras evidências desse prazer da mesa foram registradas em meados do ano de 700 no Japão. Essa iguaria era saboreada com vinagre onde prensava-se o peixe salgado com arroz - ingrediente utilizado somente para conservar o peixe e depois era jogado fora.
Hoje existem diversos tipos de sushis, dentre os quais os mais comuns, além do niguirizushi, são o makisushi (sushi enrolado), o chirashizushi (sushi montado na caixa), o inarizushi (sushi “ensacado”) e o temaki (sushi em cone).
Niguirizushi |
O sushi mais popular, chamado niguirizushi, surgiu como uma espécie de fast-food nos arredores de Tóquio. Por conta da crescente vida agitada, as pessoas petiscavam na entrada dos estabelecimentos, nas ruas ou à beira de estradas.
Oshizushi |
O sushi tipo oshizushi surgiu com um método de preservação: cobria-se o arroz temperado apenas com vinagre e, junto com o peixe cru, era colocado numa caixa de madeira sob um peso para comprimi-los, deixando-os descansar por um dia antes de ser consumido.
Para saborear o sushi não existem regras de etiqueta. Apesar de utilizarmos o hashi - "palitinhos japoneses" - pode-se comer com as mãos, mas se você quiser degustar essa iguaria acompanhado de shoyu - molho de soja - coloque o molho no kozara - prato pequeno - e aprecie essa delícia!
Nada de ficar com água na boca! No Espaço Gourmet você encontra um everest gastronônimo da culinária japonesa e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário