segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Para começar um 2011 saudável (e feliz)!

Passaram-se as festas e as comilanças!

As ceias de final de ano costumam ser inesquecíveis, mas, quase sempre, acabamos exagerando nas comidas e bebidas que desfilam irresistivelmente na nossa frente como verdadeiras tentações. Não tem como recusá-las, né?!

Exageros a parte, não importa, afinal era fim de ano! Porém, não sei vocês, mas no dia seguinte me deu uma vontade de comer salada e comida leve, como se tudo ainda pesasse dentro de mim.

Parece clichê, mas não. Coincidentemente, hoje, pós-festas, é segunda-feira. E que tal começar uma alimentação saudável para um feliz e próspero 2011?

Então veja algumas dicas que irão ajudar, e muito, neste novo ano:

- Abolir a açúcar branco da alimentação! Isso pode ser feito de maneira gradativa, é claro. A sacarose, fruto do beneficiamento da cana-de-açúcar, cobra um preço muito alto para entrar no organismo, retirando cálcio e fósforo de nossas reservas, que estão principalmente nos ossos.

- Coma peixe. Sua carne é rica em ômega 3, substância que proporciona diversos benefícios ao organismo, como a diminuição do colesterol ruim (LDL) e o aumento do bom (HDL), a proteção contra doenças cardíacas e o estímulo ao desenvolvimento da atividade cerebral.

- Beba chá de alecrim. A bebida ajuda a combater o estresse físico e mental, condições de depressão, a gota, o reumatismo, colesterol, dores de dente, estômago preguiçoso e até enxaquecas. A folha também pode ser usada como tempero para carnes de porco, carneiro e peixe, além de aromatizar vinagres e óleos.

- Acrescente alface em suas refeições. A verdura é ótima para quem quer mandar o mau humor para bem longe. Ela é rica em folato, cuja falta pode ocasionar quadros de depressão, confusão mental e cansaço. No talo é possível encontrar a lactucina, que atua como um calmante natural.

- Dê preferência ao arroz integral. Em comparação com o arroz branco, o integral só apresenta vantagens. Como ele tem os grãos intactos, que preservam a película e o gérmen, possui maior concentração de nutrientes. Seu consumo regular diminui os problemas intestinais, como a constipação, melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos, protege o sistema nervoso devido à presença da vitamina B1 e melhora o metabolismo da contração muscular.

- Consuma limão. A fruta é rica em vitamina C e ajuda a regular o organismo, otimiza a ação do sistema excretor e melhora a eliminação de toxinas do corpo. Assim, fica mais fácil o controle do diabetes, do colesterol, dos triglicerídeos e de substâncias que geram estresse, ansiedade e depressão.

- Beba muita água. Deve ser a primeira coisa que você precisa colocar no seu corpo pela manhã para limpar as toxinas acumuladas durante o sono, literalmente lavando seu corpo por dentro. Tome de 250 a 500 ml logo após acordar, todos os dias.

- Coma bastante vegetais folhosos verde-escuros, como couve, salsinha, rúcula, espinafre e outros. Eles ajudam o fígado a processar as toxinas, como comidas gordurosas, excesso de proteínas e álcool.

Pronto! Com todas essas sugestões, seu organismo, com certeza, irá estar preparado para um "eventual" exagero no próximo fim de ano!

Todas as dicas foram adaptadas do site UOL. Para acessá-las clique aqui.

Um comentário:

  1. Dicas ótimas, estou mesmo precisando de uma alimentação mais saudável, vou contar: Abusei mesmo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...