quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Resistir ou não às "louras"? - eis a questão!



Você já conseguiu unir o útil ao agradável? Aposto que já. Um happy hour com amigos e uma cervejinha, nada mal heim?! E aquele churrasco na rodada de domingo e uma boa gelada!?

Pronto: agora você se deu conta que a “loura” faz parte da sua rotina e ainda não sabe quais os benefícios que ela te traz?
Esqueça tudo o que te disseram sobre a cerveja, pois se você souber dosá-la estará liberado para tomar todos os dias. Você irá beber a dourada como nunca...(não sei se deveria ter dito isso, vai que meu marido escuta! rs...)



Segundo cientistas canadenses e americanos a cerveja faz bem para a visão e pode ajudar a evitar o aparecimento de doenças como a catarata. Dá pra acreditar: ela também é remédio! Isso porque a bebida contém altos índices de enzimas antioxidantes que, além de melhorar a visão, também podem prevenir doenças cardíacas e fazer bem para os diabéticos.

Mas, pesquisadores advertem: isso não é desculpa para exagerar na cerveja. Assim, estima-se que a ingestão de 30 gramas de álcool por dia (cerca de três copos de cerveja), pode reduzir o risco de doenças coronárias em 25%. A explicação é que a quantidade de colesterol no sangue (o bom colesterol) aumenta quando se consome álcool, diminuindo assim o risco de doenças. É claro que o consumo em excesso pode provocar vários problemas no nosso organismo.

Outra explicação para os benefícios baseia-se na tendência que existe para a redução do aparecimento de coágulos no sangue quando se consome álcool. Dessa forma, o consumo moderado pode proteger contra a formação de pedra na vesícula, osteoporose e até a diabetes.

Pessoas com histórico familiar de perda de massa óssea, a chamada osteoporose, devem pensar em substituir todas as bebidas alcoólicas por cerveja. Isso porque o etanol, presente no álcool, afeta a saúde dos ossos. A cerveja, por sua vez, além de ter as menores porcentagens etílicas, possui silício na fórmula. A substância, que é um mineral presente no solo, está tanto na água quanto no malte que vão dar origem à cerveja, e é tão importante para a saúde óssea quanto o zinco e o cálcio.


Porém, uma lacuna parece dividir comunidade médica quando o assunto é álcool. De um lado, a maioria dos médicos do planeta se desdobra para combater o alcoolismo, mal que, segundo o Conselho Internacional de Álcool e Adição, afeta mundialmente 140 milhões de pessoas. De outro, há um grupo que cada vez mais se interessa em estudar os benefícios do consumo moderado de cerveja para a saúde. Incentivados pela Associação de Cervejeiros da Europa, médicos de distintas especialidades e regiões se reúnem a cada dois anos para apresentar estudos e novidades sobre o assunto.

O Beer and Health Simposyum (Simpósio de Cerveja e Saúde), aconteceu em outubro de 2010 em Bruxelas, na Bélgica, e apresentou benefícios para a saúde capazes de fazer até os que se abstém de bebidas alcoólicas tremerem diante de uma cerveja gelada.

É importante lembrar que há situações em que consumir bebidas alcoólicas representa um risco e é completamente desaconselhado, são elas: durante a gravidez, antes de conduzir ou trabalhar com máquinas, antes de praticar esportes ou se estiver tomando qualquer tipo de medicação.

E se você ainda não se rendeu à loirinha com medo de engordar: veja a boa notícia: a verdade é que beber cerveja não engorda! (Desde que o seu consumo seja moderado, é claro!). E tem mais: o consumo moderado de álcool traz uma contribuição positiva para a redução do stress e para a saúde psicológica.

Confira os valores calóricos comparados das bebidas:


Portanto, pense bem antes de recusar o convite para ir a um happy hour só para evitar este encontro após o término do expediente! Lembre-se que está comprovado: ela faz bem ao corpo e à alma!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...