quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sushis: detalhes e variedades!

O sushi, da forma como é conhecido atualmente tem mais de 200 anos. Mas você sabia que ele nasceu da necessidade de conservar a carne do peixe e por isso era envolto em rolinhos de arroz avinagrado? Pois é! E este arroz não era consumido, apenas o peixe era aproveitado!

A versão moderna foi desenvolvida no século XIX como uma forma primitiva de fast food, que podia ser comida em bancas nas ruas ou em teatros. Já imaginou, você com um ingresso para uma peça na mão e um sushi na outra? Será que daria certo?

E este prato é muito nutritivo, olha só: os principais ingredientes do sushi tradicional são o peixe cru e arroz, que possuem baixas taxas de gordura, altas taxas de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e ômega-3. Pode aproveitar, porque peixe, tofu, frutos do mar, ovo e muitos outros recheios usados no sushi possuem alto nível proteico!

Uma das combinações mais requisitadas é sushi com carne de camarão ou salmão. O primeiro, é rico em cálcio e iodo, enquanto o segundo é rico em vitamina D. Sem falar nos carboidratos, claro, que são encontrados no arroz e nos vegetais.

O arroz de sushi é o elemento comum  em todos eles. O que muda são os recheios e coberturas, além dos condimentos e da maneira em que são montados. Sim, a forma como cada ingrediente é colocado faz toda a diferença! 

Abaixo vamos detalhar  três dos variados pratos que estão no festival de comida japonesa do Espaço Gourmet:

Uramaki (enrolado ao contrário): Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Uramaki se diferencia dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeada por uma camada de nori, então uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. Tem como seu mais popular representante um sushi americano, o California Roll.

Temaki (rolinhos de mão):  Um pedaço grande em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, já que é muito estranho pegá-lo com palitinhos.

Niguiri (sushi feito à mão): Pequenos pedaços ligeiramente similares ao sushi prensado ou sushi enrolado, mas feito sem a utilização de makisu (esteira feita com palitos ou tiras de bambu) ou oshibako (um pedaço em forma de bloco usando um molde de madeira). Resumidamente, é um punhado de arroz com algum ingrediente em cima, geralmente salmão ou peixe branco. Parece simples, mas é bem difícil de montar!

Estes e muitos outros pratos, você pode experimentar em nosso Festival de comida japonesa, de terça a domingo. É isso mesmo: agora também na terça-feira e com direito a mesma promoção que acontece na quarta: tudo por R$29,90.

Então, vamos confirmar:

FESTIVAL DE TEMAKIS E COMBINADOS

De terça a domingo à partir das 19h30, no Espaço Gourmet
Rua São José, 1154 no Bairro Alto em Piracicaba.
Preço promocional nas terças e quartas: R$29,90 por pessoa.
Informações e reservas:  (19) 3403-6404 e (19) 9626-2313 ou pelo e-mail info@espacogourmet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...