segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Temperos que não podem faltar na sua cozinha!


Já imaginou como seria a culinária sem tempero? Não teria a menor graça! É ele que dá sabor aos alimentos e que transforma a hora da refeição em um momento de prazer.

O gosto ímpar e o cheiro de dar água na boca são resultados daquela pitada que faz toda a diferença na hora da primeira garfada. E esse segredo está, justamente, no famoso tempero!

Não adianta, cada um tem o seu, cada comida tem um sabor, uma peculiaridade, um ingrediente a parte. É isso que faz da culinária algo tão mágico e apetitoso!

A cebola, por exemplo, não pode faltar na cozinha porque aromatiza e dá sabor. Segundo os franceses, a cebola é a rainha da cozinha. Já o gengibre acentua a comida, suaviza a doçura e gera um frescor.

Sabia que alguns temperos aparecem como prioridade na lista dos grandes chefs e experts? É o caso do azeite, sal e alho. Eles são essenciais para complementar grandes criações e auxiliar também no básico como refogar ou dourar.

Veja só os 10 temperos que não podem faltar em uma boa cozinha, eleitos por chefs no site Terra:

Azeite: "Ele enriquece muitas criações como uma salada, pizza, paella e peixes", chef Fernanda Lopes de Almeida, do Gastrô Espaço Gourmet, em São Paulo.

Alho: "É fundamental porque é versátil. Ele pode ser usado cru, refogado ou dourado, e de cada forma dá um gosto diferente à comida", chef Iná de Abreu, do restaurante Mestiço, em São Paulo.

Cebola: "Não pode faltar na cozinha porque aromatiza e dá sabor. Segundo os franceses, a cebola é a rainha da cozinha!", chef Giancarlo Bolla, do restaurante La Tambouille, em São Paulo.

Gengibre: "Ele acentua a comida, suaviza a doçura, gera um frescor e uma picancia adequada", chef Renato Caleffi, do restaurante Le Manjue Bistrô, em São Paulo.

Curry: "Seu aroma dá sabor impressionante, principalmente nos grelhados. Eu uso curry até em sobremesas", Gilvan Lopes, do restaurante Oui Bistrô, em Fortaleza.

Sal: "É indispensável para temperar qualquer coisa, seja salada, peixe, carnes, aves ou legumes. Comida sem sal e pimenta, não é comida." chef Emmanuel Bassoleil, do bar e restaurante Skye, em São Paulo.

Pimenta do reino: "Usada na medida certa, ela realça o sabor da comida e também o sabor do sal", chef Pepe Laytano, do restaurante Boris, em Porto Alegre.

Ervas finas: "Elas transferem seu sabor original aos pratos e combinam com a maioria dos alimentos", chef Alexandro dos Santos, do restaurante Maria Mata Mouro, de Salvador.

Limão: "Ele dá a acidez fundamental à comida, além de cair bem com molhos, peixes e também com sobremesa", chef Ana Castilho, do restaurante Aprazível, no Rio de Janeiro.

Pimenta: "Mesmo que a pimenta não apareça muito, ela dá um toque necessário ao prato", chef Renata Braune, do restaurante Chef Rouge, em São Paulo.

Mais informações sobre este assunto no site do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...