sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Você sabe se sua alimentação diária é saudável?

Uma matéria transmitida no começo desta manhã pelo programa Bom Dia Brasil da Rede Globo, mostrou que as calorias provenientes do açúcar consumidos pelo brasileiro, estão acima do limite aceitável. Veja só:

O IBGE divulgou na quinta-feira (16) uma pesquisa com um alerta: o brasileiro precisa comer melhor.

O limite aceitável é, no máximo, 10% de calorias provenientes de açúcar por dia. Na pesquisa, o açúcar representa mais de 14%. A pesquisa do IBGE em parceria com o Ministério da Saúde mostra que o brasileiro está consumindo uma quantidade menor do que deveria consumir de frutas, legumes e verduras, mas o consumo de açúcar aumentou.

Para a classe de alimentos que envolve frutas, legumes e verduras, o consumo é de apenas 2,8% da média de calorias que o brasileiro ingere em casa diariamente. Isso está muito abaixo da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Cerca de 9% a 12% de uma dieta diária devem ser de frutas, legumes e verduras.

O médico nutrólogo Cristiano Merheb dá uma explicação para o consumo crescente de açúcar. “O açúcar vicia. Ele cria o efeito de dependência....”, avalia o médico.

Um prato equilibrado, deve ter 25% de proteína; 25% de amidos, como arroz, feijão, batata; e 50% de legumes, verduras e frutas.

A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) é um alerta sobre as consequências de uma dieta errada. “Quando você soma doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, hipertensão e obesidade, você tem quase 70% dos gastos do SUS [Sistema Único de Saúde]. Na raiz desses problemas crônicos, está a alimentação. Mexer numa política de nutrição e alimentação no país é atuar de forma positiva na redução dessas doenças”, afirma Ana Beatriz Vasconcellos, coordenadora do Ministério da Saúde.

Para ver o vídeo desta matéria, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...