terça-feira, 17 de maio de 2011

Uso de óleos nas refeições

Quem nunca teve dúvidas a respeito da utilização de óleos e azeites na alimentação?

Como todos devem saber não se deve evitar a utilização de óleos e azeites na alimentação, pois além de proporcionarem energia e sabor aos alimentos, os óleos possuem gorduras essenciais ao nosso organismo: os ácidos graxos. 

Além disso, são veículos das vitaminas lipossólúveis: principalmente a Vitamina A e a Vitamina E, importantes para o metabolismo de hormônios (principalmente os sexuais), para a pele, mucosa, cabelos, unhas, visão e sistema nervoso.

Os óleos vegetais encontrados no mercado (soja, canola, milho, entre outros) foram desenvolvidos pelas indústrias alimentares a partir do aumento gradativo da produção agrícola de grãos.

Atualmente, esses óleos ocupam um papel privilegiado na dieta e são incentivados como promotores da saúde vascular. Porém, é preciso conhecer a origem e o processamento desses óleos para compreender o questionamento  que se faz sobre o seu consumo irrestrito.

Os óleos polinsaturados são normalmente extraídos de grãos produzidos convencionalmente com grande utilização de agrotóxicos. Durante o processo de extração, os grãos são submetidos a alta pressão, temperatura elevada e são utilizados solventes à base de petróleo para maximizar a retirada da parte gordurosa.

Como consequência desse processo altamente agressivo, as cadeias de ácidos graxos insaturados são desestabilizadas, a vitamina E é totalmente desnaturada e esses óleos se oxidam ou se rancificam. Aditivos químicos são colocados para repor a Vitamina E, evitar a oxidação e para obter um óleo de maior durabilidade.

Algumas recomendações para a utilização de óleos:

1. Usar pouca quantidade de óleos processados termicamente, especialmente para refogar ou para eventuais frituras;

2. Usar óleos processados a frio (girassol, oliva, alho, linhaça) no final das preparações, para que suas propriedades nutricionais possam se mantidas;

3. Variar também com a gordura de coco, rico em triglicérides de cadeia média (TCM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...