terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A fonte do rejuvenescimento está em uma boa alimentação

Desafiar a idade com cremes, botox e plástica não são a única forma de manter a pele saudável. Consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas e manter a pele hidratada. Isso porque algumas frutas, legumes e verduras fortalecem as células do organismo e prolongam a juventude, possuem uma substância chamada licopeno, essa atua como antioxidante e impede o desgaste celular. Outras contém betacaroteno, que dificulta o surgimento da acne.

As frutas e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer purê de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer uma salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.

Outros alimentos aliados a beleza são os citrinos, consumir frutos cítricos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo, também vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágeno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos, por isso comece a armazenar a partir de agora.

Misture laranja nas saladas para uma combinação saudável e fresca nesse verão. Esprema um limão, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou de frango para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativo.

Se você pretende eliminar as espinhas, os antioxidantes conhecidos com EGCG é uma poderosa substância que pode prevenir não só o acne, mas também, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. O EGCG é também conhecido por combater o cancro da pele e outros tumores. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá, além de ajudar a sua pele, os antioxidantes presentes no chá serão poderosos promotores de saúde para todo o organismo.

Já as folhas verdes oferecem a vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e brócolos, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crús, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.

É importante lembrar que os peixes também beneficiam a pele, o ômega 3 encontrado no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele.

Em suma, os recursos naturais para se manter jovem são muitos. Portanto, consulte um nutricionista que indique a melhor dieta e a quantidade que os alimentos devem ser ingeridos. Afinal, tudo o que fizermos para melhorar a estética só vale a pena se for com saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...