quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vamos beber estrelas?

Durante a passagem de um ano para outro, brindamos com Champagne votos de saúde, paz, amor, felicidades e muitos outros desejos de um ano novo cheio de realizações.

Seja aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, o fato é que o espumante tem sido apreciado cada vez mais. E por mais que alguns o queiram substituir durante o brinde, não tem jeito. Champagne tem tudo a ver com a ocasião. Mas você conhece a história dessa bebida tão tradicional durante o Reveillon?
O Vinho Espumante Champagne surgiu no século XVII na região de Champagne, na França. Naquela época a bebida não passava de um vinho simples. Já que todos os vinhos não espumantes de Champagne eram considerados normais. A agricultura e o clima da região não colaboravam para a maturação correta das uvas e para a produção de vinhos não espumantes.  Por isso, esses vinhos tornavam-se muito ácidos e eram consumidos apenas pelos moradores locais.
Mas, o que não se sabia ainda, é que todas essas características se tornariam o ponto forte da bebida. É que para que o vinho não espumante seja fermentado, as temperaturas precisam ser elevadas. Porém, chegar a essa temperatura elevada é quase impossível na região de Champagne, por isso, o vinho era engarrafado e guardado numa adega subterrânea, com a esperança de que na próxima estação ficasse melhor. Foi aí que surgiu o mito dos Homens de Máscaras de Ferro.     
Os Champenois acreditavam que aquelas garrafas guardavam um segredo, na verdade mais do que um segredo, elas guardavam demônios. Tudo porque as garrafas estouravam sozinhas na adega. Na verdade, não eram demônios. As garrafas explodiam porque o vinho apresentava efervescência e as garrafas finas não agüentavam a pressão. O Monge Dom Perigon, que muitos dizem ser o pai do Champagne espumante, tentava lutar contra as borbulhas desse vinho, que eram consideradas defeito na bebida. 
Como Perigon não obteve sucesso, ele trouxe da Inglaterra garrafas mais grossas e resistentes e substituiu as tampas de pano por rolhas de cortiça...

Pronto: problema resolvido! Por isso, hoje quando estouramos Champagne, a rolha explode e a bebida começa a borbulhar. Mas e as estrelas? Bem, segundo a lenda, Dom Perignon, após ter tido um porre da bebida , proferiu as seguintes palavras: "Estou bebendo estrelas".

Por isso, independente da marca ou das características do espumante que você escolher para as festas, o importante é reunir a família e os amigos e aproveitar para se sentir mais perto do céu!

Vamos beber estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...