segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um copo para cada bebida

Os especialistas dizem que no copo certo até a água muda de sabor. Exagero? Quem é que nunca sentiu o gosto do plástico quando precisou matar a sede num copinho descartável? Agora imagine tomar um single malt num copo desses. E a questão não é que o líquido que está ali merece reverência, mas sim que o copo de plástico piora o uísque: além de interferir no sabor e no aroma, não ressalta as qualidades da bebida.

Teores alcoólicos, texturas, sabores e aromas complexos exigem recipientes que amplifiquem suas particularidades. E é exatamente essa a definição para os bons copos e taças: eles são amplificadores da experiência de beber. Fazem isso por meio de seu formato, de suas curvas, da abertura, de seu tamanho e do material de que são feitos. 

Essas características determinam a área da língua em que a bebida vai tocar primeiro. Apesar de a língua toda ter papilas gustativas, algumas regiões são mais sensíveis a certos sabores. Assim, é possível criar copos que projetem a bebida nas áreas em que serão ressaltados os sabores desejados para valorizar o que a bebida tem de melhor. 

Copos de fundo curvo, por exemplo, destacam os aromas. São apropriados tanto para o vinho como para o conhaque, a grapa e a vodca. Isso porque a bebida cai com mais leveza, preenche a taça em circunferência e volta como se fosse uma onda de baixo para cima. Esse movimento desprende os aromas voláteis, fazendo-os subir, o que os torna mais próximos ao nariz e, portanto mais perceptíveis. A boca do copo  se é reta, se é curva,  também influencia na percepção dos aromas.
 
 
Quer manter uma bebida fresca? Use um copo menor e de vidro mais grosso. Bebidas doces e spirits devem ser servidos em taças pequenas, que destacam os aromas frutados. 

A borda redonda tende a acentuar a acidez; já a facetada permite que a bebida flua de forma mais sedosa e aveludada.

Hastes longas fazem a pessoa projetar o pescoço para trás, jogando a bebida para o centro e as bordas da língua, o que favorece a percepção de acidez e sabores complexos. 

Bebidas quentes são outra história. Pedem apenas respeito com as mãos e os dedos materiais que não queimem e, ao mesmo tempo, evitem que ela esfrie rapidamente. Copos próprios para bebidas quentes costumam ser feitos de vidro duplo ou de porcelana, matéria-prima que conserva melhor a temperatura da bebida. 

Agora, você já sabe, ao provar qualquer bebida confira se o copo ou taça é apropriado!

2 comentários:

  1. Eu amo copos, e ainda mais taças, acho que cada uma tem seu glamour e bebida própria. Amei o post.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Má! Nós também! É sempre bom descobrir algo novo de coisas que já conhecemos! Que tal aplicar isso ao dia a dia, e deixar a refeições muito mais requintadas!? Um beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...