terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O tradicional arroz

Quando falamos de alimentação equilibrada, temos que pensar em uma dieta rica nos mais diversos nutrientes. O arroz é um exemplo indispensável no cardápio de qualquer pessoa, considerado um dos alimentos mais consumidos no mundo e uma importante fonte de carboidrato.

Este grão está presente na maioria das mesas e em diferentes pratos, combinando com diversos temperos e ingredientes, por ser um alimento neutro e acompanhamento indispensável em grande parte dos cardápios. É um alimento de fácil ingestão, sendo uma ótima fonte de energia para o organismo.

Existem diversos tipos de arroz com diferentes fontes de vitaminas e minerais.

Saiba quais são e conheça os seus benefícios:

Polido / Agulha
É o “comum do dia-a-dia”. Por ter a casca retirada no beneficiamento, não é um dos arrozes mais nutritivos, mais ainda assim é fonte de carboidratos.
 
Parboilizado
Ao passar por um tratamento hidrotérmico (água fervente), que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, parte das vitaminas e minerais passam da casca para o interior do grão, aumentando o valor nutritivo e concentrando vitaminas do complexo B.

Cateto
Com grãos intactos, mantém a sua película e o gérmen, concentrando assim o seu valor nutricional. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, têm grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido.

Integral
Por não passar pelo processo normal de refinamento, este arroz mantém a camada externa do grão, o farelo, conservando as suas qualidades. Além de poupar vitaminas e minerais, é rico em fibras benéficas ao intestino. Contém três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. 

Arbóreo

Possui o grão mais arredondado e concentra bastante amido, conferindo consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos. Por isso, é o mais indicado para preparações de risotos. 

Basmati
Variedade indiana, famosa por sua fragrância (aroma adocicado, de nozes) e sabor delicado. Os grãos deste tipo de arroz são bem mais longos e ficam ainda mais compridos quando cozidos. Têm como característica principal reter a umidade sem que fiquem grudados.

Negro
Apesar de ainda não ser muito popular, o sabor e a cor acastanhada do arroz preto podem ser novidade por aqui, mas já é conhecido na China há milhares de anos. Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra em relação ao arroz integral.

Além disso, tem um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares, câncer, entre outros.

Selvagem
Apesar do nome, não é um arroz de verdade, mas um tipo diferente de gramínea com menos amido. Os grãos são escuros (marrons e pretos) e o seu comprimento é três vezes maior que o do arroz comum, tendo em seu interior um aspecto claro e macio. Esta versão exala um aroma parecido com ervas, que remete ao seu ambiente natural (margens dos grandes lados norte-americanos e canadenses).

As suas qualidades nutricionais também chamam a atenção, pois este grão é pobre em gorduras e rico em proteínas, lisina (um aminoácido) e fibras. É também uma boa fonte de potássio, fósforo e vitaminas.

Curiosidade!
O hábito de jogar arroz nos recém-casados surgiu na antiga China, quando um mandarim poderoso quis dar prova de vida farta. Então fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma “chuva” de arroz, iniciando a tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...