quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Makizushi, em detalhes!

São tantas as opções de sushi, que só quem conhece e prova, sabe as particularidades de cada tipo. Esta é a magia da culinária japonesa, um leque de opções para experimentar e se deliciar.

Por isso, hoje, inspirada pelo clima de Festival Japonês, nossa dica é o Makizushi - uma variedade do famoso sushi!

Ingredientes:

- 4 folhas de nori

- 2 copos de arroz japonês

- água suficiente para cozinhar o arroz

Tempero do arroz:

- 80ml de vinagre de arroz

- 1 colher (sopa) cheia de açúcar

- 1/2 colher (chá) de sal

Recheio:

- 1 cenoura média

- 1 pepino japonês

- 4 folhas de alface lisa

- 2 ovos

- 1 lata pequena de atum

- 2 colheres (sopa) de maionese

- sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes do tempero do arroz e reserve. Descasque a cenoura, corte ao meio no sentido do comprimento e depois em palitos grossos de mais ou menos 1 cm. Coloque numa panelinha e leve para cozinhar em água temperada com um pouco de shoyu, sal e açúcar. Deixe até ficar macia, mas não muito mole. Escorra e deixe esfriar.Corte o pepino ao meio no sentido do comprimento e depois ao meio novamente. Bata os ovos e tempere com um pouco de sal e açúcar. Faça uma omelete numa frigideira pequena, usando um pouco de óleo para untar. Procure não queimar a omelete preparando-a em fogo médio para baixo. Depois, corte em tiras de cerca de 1 cm.

Escorra o óleo do atum, despeje numa tigelinha e tempere com maionese, sal e pimenta.

Lava as folhas de alface e seque bem em papel toalha.

Cozinhe o arroz, mas deixe-o levemente duro. Depois de cozido, coloque numa bacia grande e larga. Espalhe o arroz e despeje o tempero. Misture bem e cubra com um pano de prato úmido e deixe esfriar.

Abra a esteirinha de madeira (se não tiver, use um filme plástico ou folha de papel alumínio mesmo). Coloque uma folha de nori, com a parte brilhante voltada para baixo. Divida o arroz em quatro, pegue 1/4 e coloque sobre o nori. Deixe preparada uma tigelinha com água perto e vá umedecendo a ponta dos dedos nela para espalhar o arroz sobre todo o nori, mas deixe livre, sem arroz, cerca de 2cm no canto de cima. Coloque uma folha de alface sobre o arroz e vá colocando os demais recheios. Você precisa, com a ajuda da esteira de madeira, ir enrolando sem tirar o recheio do lugar, ao mesmo tempo em que vai levando a esteira para que esta não seja enrolada junto com o arroz. Depois de enrolar o sushi, enrole com a esteira de madeira e faça uma pequena pressão em toda a volta para firmar o arroz. Pelos lados e com o dedo umedecido, aperte o arroz levemente para dentro do rolo. Desenrole a esteira, coloque numa tábua de cortar e, com uma boa faca umedecida, vá cortando o sushi.

Em seguida, é só colocar num prato bonito e servir com conserva de gengibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...