sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nutrição no cardápio japonês

Nos últimos anos, a comida japonesa ganhou destaque no Brasil. Os apreciadores desta culinária são atraídos por seu sabor único e pelo fato de vislumbrarem nesta alimentação, considerada saudável, uma fonte para manter a boa forma. 

Os japoneses transformam a refeição em um momento mágico! Há uma preocupação com a estética e com o sabor dos alimentos, em que os pratos são servidos com cores e formas variadas, além de manter uma harmonia entre o natural e a energia de cada ingrediente.

O peixe cru virou símbolo dessa culinária. Salmão e atum (dentre tantos outros) não podem faltar na mesa de um delicioso jantar japonês. Rico em proteínas de fácil digestão, os peixes oferecem aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso organismo precisa e não consegue produzir, além de serem ricos em ácidos graxos poliinsaturados, conhecidos como ômega 3, e minerais como o cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro e zinco.




Mas não são somente os peixes crus que tornam a comida japonesa saudável. A soja, amplamente utilizada na preparação do tofu e do missô, é outra fonte de proteínas e ácidos graxos poliinsaturados, além de fornecer minerais e vitaminas do complexo B.

Não podemos deixar de citar também, a contribuição do arroz que supre nossas necessidades de carboidratos, tão essencial para qualquer dieta. Além das algas, do chá-verde e do shitake: fontes naturais de substâncias antioxidantes.

E para completar as necessidades nutricionais, podemos contar com os legumes. Na culinária japonesa, geralmente, os legumes são pouco cozidos para preservar o sabor característico e isto contribui para garantir a textura (fibras), a cor e os nutrientes desses ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...