terça-feira, 4 de janeiro de 2011

De olho nos alimentos


“Acho que comi algum alimento estragado”. Quantas vezes você já disse ou ouviu alguém dizer isso acompanhada de uma indisposição, dores de estômago, náuseas e diarréia?

A intoxicação alimentar, não necessariamente está ligada à alimentos estragados, pelo contrário, a comida contaminada que provoca esses sintomas desagradáveis tem gosto e aparência  normais. Dicas de higiene como lavar as mãos antes de ir ao banheiro e preparar os alimentos, lavar bem verduras e legumes, certificar que os alimentos estão cozidos de maneira adequada, entre outros, são precauções fáceis e exigem pouco esforço.



Abaixo, seguem sugestões para cada tipo de alimento:

-Aves e ovos: As aves apresentam em seu sistema digestório a bactéria Salmonella, que pode contaminar o ovo e a carne. Sua eliminação depende da maneira de preparo do alimento. O ovo deve ser cozido ou frito, até que a gema fique dura. A carne tem de estar ao ponto ou bem passada.

-Peixes e frutos do mar: Antes de consumi-los, observe o aspecto e o odor. Se notar algo diferente, assim como sabor estranho, despreze-os. Coloque-os sempre em local refrigerado, sem mantê-los por muito tempo em temperatura ambiente. Na hora de comprar frutos do mar, preste atenção na pessoa que os vende. "Se o manipulador estiver com roupas sujas, mãos, barbas e unhas compridas, prefira comprar o produto de outro fornecedor."

-Frutas, verduras e legumes: Antes de consumi-los, deixe-os em solução de água com cloro (1 litro de água e 1 colher de sopa de cloro) por cerca de 15 minutos. Depois, lave-os com água potável. Há também alguns produtos industrializados específicos para higienização desses alimentos, que são práticos e seguros.

-Cereais: A bactéria B. cereus pode ser encontrada em cereais, como arroz, farinhas e temperos secos. O cozimento em vapor sob pressão, a fritura e o ato de assar em forno a temperaturas superiores a 100º C a elimina. Se notar sinais de bolor, despreze todo o alimento. "Não adianta desprezar somente a parte que está embolorada, porque, provavelmente, todo o produto já está impróprio ao consumo."

-Água: A opção potável, filtrada ou mineral, é a melhor, tanto para beber quanto para cozinhar. Caso use a água de torneira, a dica é fervê-la.

-Leite: O risco maior está em consumir leite do mercado informal, já que não recebe tratamento para esterilização e conservação. A recomendação da nutricionista é consumir os do tipo longa vida, que, quando abertos, precisam ser armazenados na geladeira (por até três dias) ou como indicar o fabricante.

-Derivados do leite: É preferível comprar os industrializados em vez dos caseiros. Quando quiser saborear sorvetes de massa, vendidos por quilo, fique atento aos pegadores que ficam na água. "Devem estar em água limpa e ser trocados constantemente."

-Enlatados: O consumo de enlatados pode ocasionar o botulismo, transmitido pela toxina do Clostridium Botullinun, que, além dos sintomas gastrointestinais, pode causar problemas neurológicos. Para prevenir, verifique as latas e vidros. Se estiverem estufados ou, se ao abrir, observar sinal de presença de ar, descarte o alimento.

Todas as dicas foram adaptadas da página saúde do Portal Terra

Um comentário:

  1. Eu vivo com essa sensação, eu e meu marido sempre estamos de olho atento aos alimentos, mas agora vou ficar atenta à essas dicas também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...