Está chegando o momento de preparar as delícias, organizar as ceias e comemorar as tão aguardadas festas de final de ano. E para facilitar a vida de quem está por trás daquelas mesas deliciosas, hoje, algumas dicas para ajudar na hora de planejar e montar as ceias.
Antes de escolher um tipo de serviço, verifique o local disponível e o número de convidados. Por se tratar de um momento especial é necessário ficar atenta com a forma que irá apresentar a ceia.
Opções de serviços:
À americana: quando você tem um grande número de convidados e fica impossível acomodá-los todos na mesa, o mais indicado é o serviço à americana, onde pratos principais e acompanhamentos ficam dispostos na mesa em travessas.
O ideal é escolher receitas fáceis de comer, algumas que dispensem o uso da faca. Pratos devem ficar empilhados na ponta da mesa, no máximo dez. Ao lado ficam os talheres e guardanapos.
À brasileira: misto de à americana e à francesa, este tipo de serviço é ideal quando todos os convidados se sentam à mesa. Travessas de porcelana, inox ou refratários ficam no centro da mesa ou em um aparador próximo. Também priorize guardanapos de tecido.
Decoração: na hora de arrumar a mesa capriche no arranjo que deve ficar no centro. Para destacar pratos e objetos, use uma bela toalha. Também não se esqueça das velas e castiçais especiais. A luminosidade criará um ambiente aconchegante.
Talheres: dispostos em ordem de uso, de fora para dentro, conforme o cardápio escolhido. Os de sobremesa deverão ser dispostos acima do prato, na seguinte ordem; garfo com dentes apontados para a direita, colher e faca apontados para a esquerda.
Copos: alinhe-os na direção dos talheres. Comece pela taça de vinho tinto (tamanho médio). Acima, a taça para água, (maior de todas). E abaixo, a de vinho branco (média). Também é importante uma especial para o champanhe.
E que venham as festas!
Todas essas dicas foram adaptadas do blog Vila Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário