sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Um toque de sofisticação

Você sabia que na gastronomia japonesa os pratos não são preparados de qualquer jeito? Pelo contrário, há muita imaginação e capricho na apresentação das refeições.

A comida é cheia de cores, texturas e delicadeza, que envolvem o preparo de cada prato.

Tradicionalmente, a cozinha japonesa tem conceitos um tanto peculiares e muito interessantes: tudo tem cinco cores, cinco métodos de cozedura e cinco sabores.

No preparo dos alimentos, os cinco métodos são: o cozimento a vapor – forma mais adequada para manter o sabor dos alimentos – o grelhamento, a fritura, os preparos crus e a cozedura pelo processo do vinagre.

As cinco cores são: preto ou púrpura, branco, vermelho ou laranja, amarelo e verde. Como exemplo, em uma paleta de cores inclui-se o verde representado pelo espinafre, o preto das algas, o vermelho-laranja das cenouras, o branco do tofu e o amarelo do milho.

Os cinco sabores são: o doce, o salgado, o amargo e o de especiarias. O sabor amargo, contrário ao que julgam, não é de dispensar, pois em pequenas quantidades equilibra o paladar, e, alguns pratos em especial, são apreciados exatamente por esse motivo.

Bom, como vimos, há muito mais por trás da culinária japonesa do que imaginamos. É uma cultura riquíssima que merece ser admirada e apreciada.

Convidamos a todos a fazerem isso junto conosco, aqui no Espaço Gourmet. Nas terças e quartas você pode se deliciar no Festival de Temakis e Combinados. E de quinta até domingo, oferecemos um cardápio completo, com tudo que essa culinária tem direito e mais um pouco.




Dê ao seu paladar o que ele merece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...