segunda-feira, 6 de junho de 2011

O sabor do refogado!

Prato nutritivo que se preze é regado de legumes e verduras. Mas muita gente torce o nariz quando o assunto é salada, não é mesmo! Porém, antes de pensar em excluir essa turma do cardápio, basta arranjar uma panela para cozinhar os alimentos, deixá-los quentinhos e, assim, agradar o paladar e a saúde.

Muitos nutrientes são mantidos quando os vegetais são levados ao fogo, e seus benefícios aparecem em igual escala para o organismo.

Um exemplo disso é a conclusão de uma pesquisa recente realizada, na Inglaterra, cujo resultado apontou que quando uma cenoura é cozida inteira carrega 25% mais do composto falcarinol, que previne contra o câncer, do que quando é cortada em pedaços. Isso porque, uma vez picada, sua superfície aumenta e os nutrientes escapam com facilidade na água fervente.

Para ajudar nessa tarefa de tirar o melhor proveito dos nutrientes, separamos algumas dicas para preparar de maneira correta e maximizar propriedades importantes das comidinhas.

Brócolis
É rico em vitaminas C, A, nos minerais cálcio e ferro, folato (que afasta anemias) e bioflavonóides, que protegem contra o desenvolvimento de tumores. A melhor forma de cozinhar um vegetal rico em vitamina C é a vapor, pois como ela é fotossensível, ou seja, não suporta grandes temperaturas, de modo que o cozimento acaba destruindo suas propriedades.

Batata
Rica em amido, é classificada como um alimento importante para fornecer energia ao organismo. Também carrega vitamina C e a B6, que está relacionada a sensação de bem-estar. A dica é preparar a batata com casca, porque a maioria dos nutrientes ficam em sua superfície. Se a opção for descascá-la, retire uma camada bem fina para obter o melhor aproveitamento.

Repolho
Estudos indicam que pessoas que consomem boas quantidades desse alimento apresentam menores chances de desenvolverem câncer de cólon. O efeito protetor é atribuído a compostos, como os bioflavonóides, e outras substâncias químicas responsáveis por inibir o crescimento de tumores e proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.

Cozinhar o vegetal no vapor preserva a maior parte dos seus nutrientes. Os métodos de cozimento rápido também reduzirão o odor sulfuroso, liberado quando o repolho é aquecido. Outra dica é evitar cozinhá-lo em uma panela de alumínio para não causar a reação química que descolore o vegetal e altera seu sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...