quinta-feira, 31 de março de 2011

Diferenciando diet e light


Ainda hoje existem pessoas que não sabem distinguir produtos diet e light. Para acabar com esse problema é muito importante estar atento à leitura dos rótulos, para saber qual o tipo de produto é mais adequado ao seu perfil.

Um alimento diet é aquele isento de determinado nutriente, como por exemplo, o glúten, o açúcar, o sódio, o colesterol ou a gordura, ou ainda aqueles para dietas com ingestão controlada de alimentos ( para controle de peso ou de gorduras).
São produtos que foram desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes, os celíacos (alérgicos a glúten) e também podem ser utilizados em dietas de emagrecimento e reeducação alimentar; mas vale lembrar que nem sempre a isenção de uma substância implica em redução de calorias. Vem daí a confusão.

os produtos com a distinção light, que em inglês significa “leve”, não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma redução de, no mínimo, 25%, indicada na embalagem. 
 

Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde.

Curiosidade: O produto Zero

O zero é para quem não é diet, nem light.

Os chamados alimentos zero tanto podem ser diet quanto light, a diferença está no conceito e não nos ingredientes usados na fabricação.

Produtos zero são aqueles destinados aos consumidores que não se identificam nem com o diet, nem com o light, como os adolescentes e os adultos do sexo masculino. Não há nenhuma diferença na fórmula; o que muda é o público.
Por isso, mais uma vez, a dica é jamais esquecer de verificar os rótulos dos produtos antes de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...