segunda-feira, 14 de março de 2011

O consumo de frutas

O consumo ideal de frutas é essencial para atingir as necessidades nutricionais de vitaminas e minerais. Porém, de acordo com os dados de consumo populacionais, a quantidade ideal de porções diárias não tem sido alcançada. Deste modo o desenvolvimento de pesquisas que evidenciam os benefícios do consumo destes alimentos e suas aplicações têm sido desenvolvidos, como é caso de estudo recente, o qual aborda a acerola.



De acordo com a pesquisa, a acerola possui sabor agradável e é uma das principais fontes naturais de vitamina C. Esta fruta produz grande quantidade de polpa, sendo muito utilizada na produção de suco, porém as sementes não são aproveitadas. O estudo analisou a composição química das sementes de acerola para definição do valor nutricional e possível aproveitamento. As sementes foram desidratadas, transformadas em farinhas e analisadas, revelando um conteúdo de alto valor de calorias, fibras, ácido ascóbico e minerais como ferro, cálcio, potássio, dentre outros. Apresentou ainda na fração lipídica ácidos graxos oleico, linoleico, palmítico, esteárico e linolênico. Deste modo a farinha da semente de acerola apresenta grande potencial para fins alimentícios, sendo destacada a necessidade de comprovação da inexistência de compostos tóxicos e alergênicos para sua aplicação na dieta.

Outra forma de consumir frutas é através das barras de cereais, as quais são obtidas pela compactação de cereais, frutas secas, castanhas, aromas e ingredientes ligantes, caracterizando uma opção de lanche rápido e saudável.

Estudo recente avaliou a aceitabilidade, aparência e qualidade nutricional de barras de cereais, adicionadas de diferentes concentrações de um fruto do cerrado processado como passa (murici-passa) no lugar da banana passa. Os resultados demonstraram que a adição de murici-passa aumentou o teor de fibras, proporcionou sabor diferenciado e incrementou a aparência e a qualidade nutricional das barras de cereais, contribuindo para valorização desse fruto para consumo humano.

A utilização de frutas e suas partes nutritivas são boas alternativas para se alcançar a recomendação nutricional de vitaminas e minerais, a partir do momento que forem comprovadas suas propriedades e possibilidade de consumo sem prejuízos á saúde.

2 comentários:

  1. Eu não sei, não me dou muito com as barras de cereais (mas foi um caso isolado e me deu neura), mas frutas eu gosto, não são todas, mas gosto, acho que preciso implementar mais na dieta daqui de casa.
    http://coisasdagigi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sim!! Frutas são essenciais para uma boa alimentação!Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...