terça-feira, 26 de outubro de 2010

Festival de Nhoque da Fortuna

Por magia ou superstição, cada vez mais os paulistanos procuram restaurantes todo dia 29, em busca de nhoque. Saboreando esse prato, acreditam ter sorte por 30 dias seguidos. Alguns comem apenas sete nhoques, mastigando sete vezes cada um.

Outros devoram tudo, pois julgam importante não haver sobra. Os adeptos do nhoque da sorte informam que ele surgiu na Itália, terra natal do prato. A origem do costume é explicada com uma lenda que possui variações. A mais freqüente conta que um frade andarilho chegou a uma pequena localidade italiana e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29. Pediu um prato de comida e recebeu o único alimento que havia: nhoque. Tempos depois, voltou ao local e contou aos velhinhos que, após comer aquele prato, sua vida mudara para melhor.

Para reforçar a sorte da clientela, há restaurantes que colocam uma nota ou moeda de um real sob o prato, como é feito no Espaço Gourmet. O dinheiro precisa ser guardado por um mês. É moeda forte, resistente aos tropeções do mercado e com futuro garantido.

Se o nhoque da fortuna realmente dá sorte para quem come, não sabemos, mas que é uma delícia, isso é!

Festival de Nhoque da Fortuna do Espaço Gourmet
Dia 28/10
Nhoque ao Pomodoro
Nhoque ao molho de camarão e limão siciliano
Nhoque de Mandioquinha ao molho de gorgonzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...