segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mania de doces

Consumir alimentos doces nos dá grande prazer, já que, mais do que deliciar o paladar, uma guloseima alivia a ansiedade, a tristeza proporciona a sensação de 'plena satisfação'.

Tudo isso acontece porque quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro libera a serotonina, substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. 


 Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Logo, é natural que busquemos sempre alguma forma de estimular a liberação de serotonina, e neste caso, comer doces!

Dica:

Sempre que a vontade de comer doces bater: caminhe! Isso mesmo, estudos mostraram que uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa na vontade do doce. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno pode ser resultado da sensação de bem-estar que os exercícios físicos proporcionam, muito próxima a sensação que o chocolate libera no organismo.

Mas se mesmo assim a vontade por um chocolate for irresistível, cuidado com o chocolate diet. Ele é tão calórico quanto os tradicionais!

2 comentários:

  1. Isso é verdade mesmo...Quando ando na esteira da academia ou faço algum exercício aeróbico fico sem vontade de comer doces e carboidratos...é ótimo!! Bjss, Glau.

    ResponderExcluir
  2. Você já tirou a prova Glau!? Realmente nada melhor do que uma boa caminhada para esquecer dos doces! Bjos querida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...