quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Panetone - o queridinho do natal!

O panetone é a sobremesa mais gostosa do Natal e hoje há no mercado panettones para todos os gostos.



Para aqueles que não gostam das frutas cristalizadas, inventaram o panetone de chocolate. Para os que se preocupam com a boa forma: panetone light. Difícil mesmo é encontrar quem, em época de Natal, não se renda a esse pão que já virou um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros no final do ano e de doce passou até a ser salgado.

Essa sobremesa está relacionada ao amor. Mas, você sabe por quê? O panettone foi preparado para conquistar uma mulher e agradar o sogro. Isso mesmo, agradar o sogro!!!



Existem muitas versões conhecidas, todas passadas em Milão, na Itália. Uma delas conta que o produto foi criado no ano 900, por um padeiro chamado Tone. Por isso, o produto teria ficado conhecido como "Pane di Tone". Uma outra história diz que um homem chamado Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ver com mais frequencia sua amada, filha do dono. Ali ele teria inventado o panettone, que fez a riqueza de seu sogro. Feliz com a novidade, ele deu a mão da filha a Ughetto. Isso aconteceu entre 1300 e 1400.

Seja de Tone ou Ughetto, o panetone foi desenvolvido gradualmente, novas técnicas foram adotadas além de ter havido um grande progresso na qualidade das matérias primas utilizadas no preparo, assim chegou a nós e é reverenciado em qualquer ceia de Natal. Isso por que quando a tradição de consumir esse pão chegou ao Brasil, depois da Segunda Guerra Mundial, imigrantes italianos saboreavam a delícia nessa época.

Nesse Natal não fique com água na boca, escolha o panettone que agrada o seu paladar. Afinal, tudo combina com panettone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...